Forte Velho ou de Santo António da Barra (forte)

Notas

  • Iniciada a sua construção em 1590 por ordem do rei D. Filipe I (II de Espanha) sob a direcção e projecto do padre Giovanni Vincenzo Casale, arquitecto e engenheiro militar italiano nascido em Nápoles que acabou por morrer em Lisboa em 1593 antes de ver concluída a sua obra.
  • Foi a primeira das fortificações que se construiram para defesa da costa no acesso a Lisboa e daí o nome de Forte Velho como ficou popularmente conhecido.
  • No século XX, com o progressivo abandono destas fortificações que se tornaram irrelevantes para a defesa militar, foram realizadas obras de adaptação a residência de Verão que o presidente do Conselho, Dr. Oliveira Salazar, viria a utilizar regularmente, aí sofrendo o acidente que conduziria ao seu afastamento do governo.
  • Com a morte de Salazar, o Forte de Santo António da Barra foi convertido em colónia de férias do Instituto de Odivelas, instituição de ensino feminino tutelada pelo Exército criada em 1899 pelo infante D. Afonso, irmão do rei D. Carlos, para formação académica não superior de filhas de oficiais.

Dados Estatísticos